As unhas encravadas são uma das queixas mais comuns nas consultas de podologia, afetando pessoas de todas as idades. Apesar de parecerem um problema simples, quando não tratadas adequadamente, podem evoluir para infeções dolorosas, reincidentes e com risco de agravamento, especialmente em pacientes com condições crónicas como diabetes ou doenças vasculares.
Os sinais de alerta incluem dor persistente, vermelhidão ao redor da unha, inchaço, secreção purulenta e dificuldade para calçar sapatos ou caminhar normalmente. É comum que o problema se inicie por um corte incorreto das unhas ou pelo uso de calçado apertado, mas também pode estar relacionado com alterações na estrutura dos dedos.
O acompanhamento por um podologista permite o alívio eficaz dos sintomas através de técnicas profissionais, seguras e indolores, que evitam complicações e promovem a cicatrização adequada. Além do tratamento, também é feito um trabalho preventivo, com orientação sobre a forma correta de cortar as unhas e indicação de calçado apropriado.
Se identifica estes sintomas, não adie o cuidado. Marque uma avaliação conosco e comece o seu tratamento com tranquilidade e segurança.
Cadastre seu e-mail para receber nossas notícias em primeira mão